Treinador

Carlos Louro Guerreiro



Iniciou a sua actividade como Treinador de Golfe em 2008, no Clube de Golfe da Belavista, depois continuou no ensino de golfe em freelancer em vários campos, como Tróia, Aldeia dos Capuchos, Santo Estêvão, Belas Clube de Campo, Centro Nacional de Formação - Jamor e no estádio universitário de Lisboa.

Paralelamente, sendo Fisioterapeuta desde 2005, acompanhou vários jogadores de golfe (incluíndo vários Campeões Nacionais), tanto na recuperação de lesões, como na preparação física dos mesmos. Para tal, utilizou não só os conhecimentos de Golfe aliados ao Curso Superior de Fisioterapia, mas também os conhecimentos enriquecidos na constante formação contínua, fazendo formações como: Pilates, Reeducação Postural Global, Cadeias Musculares, Golf Physio Trainer, Fisiologia dos exercício, etc.

Colaborou na elaboração de Artigos de Saúde/Fitness relacionados com o Golfe com vários Jornais/Revistas, como o Jornal do Golfe, DrivingRangeWeb, Portal do Golfe e Jornal Oje.

Tem ainda como experiência o acompanhamento como Caddie da Profissional de Golfe Regine Lautens (Switzerland) no Portugal Ladies Open 2002.

Organizou vários torneios de Golfe e foi Capitão do Clube Juvegolfe (2008 e 2009).

Como jogador amador destaca-se o título de Campeão Nacional de Golfe de 2ªs Cat. (2002), Vice-Campeão Nacional de Golfe 2ªs Cat. (2009), Campeão do Clube de Golfe dos Professores de Educação Física (2003), Campeão do Clube de Campo da Aroeira (2004), Campeão do Clube Juvegolfe (2008 e 2009) e Campeão do CNFG Jamor (2022 e 2023) e vencedor da Liga Nacional de Pitch and Putt - Zona C (2023).
Como jogador profissional, realizou poucos torneios, tendo sido 27º Classificado entre 41 jogadores profissionais no Campeonato Nacional da PGA (2011) e 11⁰ Classificado no Montado PGA Open (2012).

É ainda pioneiro no ensino de Golfe a pessoas com limitações, sendo o primeiro Treinador de Golfe em Portugal com formação em Golfe Adaptado, tendo ensinado jogadores com variadas deficiências.

É também avaliador (Golf Medical Classifier) da European Disabled Golf Association (EDGA) e da Federação Portuguesa de Golfe, tendo participado em vários torneios internacionais e avaliando todos os jogadores portugueses que queiram integrar o estatuto de golfe adaptado.

Após 10 anos como Profissional de Golfe voltou a reintegrar o estatuto amador de Golfe para assim poder participar em torneios amadores, para poder jogar e conviver com alunos e familiares, pois já tinha saudades de conviver e competir com amigos e que o profissionalismo não permitia.

Actualmente é treinador de golfe de nível 2.

Fez várias formações na área do golfe, tais como:

- Psicologia do Desporto aplicada ao Golfe (2021)

- Curso de Análise Técnica por Trackman (2021)

- Curso de Desenvolvimento Atlético no Golfe (2021)

- Curso de Planeamento e Periodização do Treino de Golfe (2021)

- Curso de Sono como Processo de Recuperação em Atletas de Alto Rendimento (2021)

- Curso de Nutrição no Desporto aplicada ao Golfe (2020)

- Curso de Golfe Adaptado na Real Federación Espanola de Golf (2009)

É ainda formador nos Cursos de Treinadores de Golfe da Federação Portuguesa de Golfe na unidade curricular de Golfe Adaptado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário