22/04/2025

Golfe - o único desporto praticado na Lua

 

Se até na Lua jogaram golfe, quer dizer que podemos jogar em qualquer lugar na Terra! Não precisamos de um campo com relva perfeita e comprido, podemos jogar num campo pequeno de pitch & Putt, podemos jogar numa garagem contra uma rede como começou Tony Finau , na praia como o Seve Ballesteros, num jardim da cidade da relva para dentro de um guarda-chuva, fazer de um terreno agrícola com um tapete um Driving Range ou mesmo um campo de golfe sem relva e com greens de areia como era o primeiro campo de golfe no Algarve, só precisamos de não ser esquisitos, seguirmos as regras de segurança e sermos criativos. Golfe é o único desporto a ser praticado na Lua. 6 de Fevereiro de 1971. Alan Shepard Comandante da Apollo 14 bateu duas bolas de golfe na superfície da Lunar.



 #golfanywhere #golfenalua #golferustico #rusticgolf #golfe100segredos #golfepopular #golf #golfe #dismistificarogolfe #golfpodcast

21/04/2025

Entrevista #6 - Luís Rocha (Associação de Golfe do Sal)

 


O Podcast Golfe 100 Segredos voltou a Cabo Verde, à ilha do Sal para entrevistar o Sr. Luís Rocha representante da Associação de Golfe do Sal. Uma entrevista interessante sobre o desenvolvimento do golfe na ilha do Sal, onde podemos perceber que o Golfe pode ser jogado em qualquer lado desde que adaptado às circunstâncias, não é necessário uma relva perfeita. Na ilha do sal mesmo sem relva, a paixão pelo desporto e a junção das pessoas levou as mesmas a "arregaçar as mangas" para construir um campo de golfe de 18 buracos que se mantém apenas com um funcionário para a realizar a manutenção semanal. Ao contrário da ideia que as pessoas não praticantes têm sobre o Golfe ser elitista temos aqui um bom exemplo do contrário. Com apenas 500 escudos de Cabo Verde, cerca de 5 euros por mês, os sócios do clube jogam quando quiserem e o campo encontra-se aberto para turistas que apenas deixam a contribuição que desejarem para ajudar na manutenção do campo.

#golfanywhere #golfenalua #golferustico #rusticgolf #golfe100segredos #golfepopular #golf #golfe #dismistificarogolfe #golfpodcast #golgeemportugal #golfeemcaboverde #golfenailhadosal #associacaodegolfedosal

15/04/2025

Entrevista #4 Victor Marçal (Bicampeão Nacional de Angola)

 


Podes ouvir esta entrevista através do Spotify ou YouTube

Entrevistas Golfe 100 Segredos

 

Entrevista #1 - José Andersson (Beira Baixa Golf Club)

Entrevista #2 - Paola Mariani (Viveiro Golf Club)

Entrevista #3 - Samo Manhiça (Clube de Golfe da Polana)

Entrevista #4 - Victor Marçal (Bicampeão Nacional de Angola)

Entrevista #5 - Hugo Espírito Santo (Octacampeão Nacional de Pitch & Putt)

Entrevista #6 - Luís Rocha (Associação de Golfe do Sal)

Entrevista #7 - Filipe Ferreira (Campeão Nacional de Golfe Adaptado)

13/04/2025

Qual a probabilidade de um jogador fazer um Hole in One

 


A probabilidade de um hole-in-one varia bastante dependendo do tipo de campo, da habilidade do jogador e de outros factores.

1. Hole-in-One em campos de golfe tradicionais (18 buracos):

Jogador amador: cerca de 1 em 12.500 tacadas.

Jogador profissional: cerca de 1 em 2.500 tacadas. Esses números são para buracos par 3.

2. Hole-in-One em campos de Pitch & Putt:

Os campos de Pitch and Putt têm buracos muito mais curtos (geralmente até 90 metros).

Por isso, a chance de um hole-in-one é muito maior:

Jogadores recreativos: estimativas variam, mas algo como 1 em 1.000 ou até 1 em 500 tacadas pode ser razoável, dependendo da precisão do jogador.

Jogadores experientes nesse tipo de campo podem até ter probabilidades melhores, especialmente se jogarem com frequência.

Ou seja, o Pitch and Putt oferece uma probabilidade 10 a 25 vezes maior de fazer um hole-in-one comparado ao golfe tradicional.

Atualmente, não há registros específicos no Guinness World Records para o maior número de hole-in-ones em campos de pitch & putt. No entanto, no golfe tradicional, Mancil Davis detém o recorde de maior número de hole-in-ones, com 51 HIO registados. 

08/04/2025

The Masters 2025


Este texto é especialmente dedicado ao torneio mais icónico do golfe: o The Masters. Vamos explorar as últimas novidades, relembrar a história e tradições que fazem deste evento algo único, analisar o desafiador campo do Augusta National e discutir os favoritos ao título deste ano.

O Masters foi criado em 1934 por Bobby Jones e Clifford Roberts, e desde então é disputado todos os anos no Augusta National Golf Club, na Geórgia. Na verdade, o torneio não se realizou durante os anos 1943, 1944 e 1945, porque durante esses 3 anos da 2ª Guerra mundial o campo esteve temporariamente fechado tendo sido inclusive usado para criação de gado e para cultivar vegetais em apoio ao esforço da guerra. 

O campo foi projetado por Alister MacKenzie e foi construído num antigo viveiro de plantas e tornou-se um dos locais mais icónicos do golfe mundial.

O Masters é o primeiro dos 4 Majors da temporada e é famoso pelas suas tradições.

Algumas das tradições que tornam este torneio tão especial são:

Uniformes brancos dos caddies: os caddies dos jogadores vão vestidos com macacões brancos e bonés verdes. Esta tradição remonta às origens do Augusta National Golf Club uma vez que nos primeiros anos do torneio, todos os jogadores eram obrigados a jogar com caddies do próprio clube que se vestiam com esse uniforme. Quando a regra foi alterada para permitir que os golfistas trouxessem os seus próprios caddies, manteve-se esse dress code. O número nas costas do macacão indica a ordem de registo do jogador no torneio, com o número reservado ao campeão do ano anterior. 

Jantar dos Campeões: o jantar dos campeões é outra tradição realizada desde 1952, sendo um evento exclusivo que acontece na terça-feira antes do torneio. Foi criado por Ben Hogan e reúne todos os antigos vencedores do Masters e é presidido pelo campeão do ano anterior que escolhe o menu para a noite. Muitas das vezes, os vencedores escolhem pratos típicos da sua região ou do país de origem.

Torneio PAR 3 Contest: na quarta-feira antes do início oficial do Masters, ocorre uma competição amigável disputada num percurso de 9 buracos de PAR 3. Este reúne não só os jogadores do torneio principal mas também ex-campeões e golfistas lendários. O ambiente é descontraído e festivo, com familiares e amigos muitas vezes a fazerem de caddies. Uma superstição popular diz que quem vence o PAR 3 Contest nunca ganha o Masters no mesmo ano. Até hoje nunca foi quebrado este tabu. 

Augusta National Women's Amateur e Drive, Chip & Putt Championship - também nos dias anteriores ao Masters realizar-se dois eventos, o Augusta National Women's Amateur que é um torneio feminino que foi criado em 2019 e que reúne as melhores jogadoras amadoras do mundo. A final é disputada no Augusta National promovendo a inclusão do golfe feminino num campo historicamente exclusivo para homens. O outro torneio que é realizado no domingo anterior ao Masters é o Drive, Chip & Putt Championship, um torneio juvenil que dá a oportunidade a crianças entre os 7 e os 15 anos de competirem no Augusta National. O torneio é dividido em 3 desafios, Drive (teste de distância e precisão), Chip (habilidade de jogo curto) e Putt (precisão nos greens de Augusta). Este evento incentiva a nova geração a apaixonar-se pelo golfe. 

Tacada inaugural: outra tradição é a tacada inaugural do Masters, onde golfistas lendários dão o primeiro Drive do torneio na manhã de quinta-feira, marcando o início oficial da competição. Para o ano 2025, está previsto ser realizada pelas lendas Jack Nicklaus, Gary Player e Tom Watson. 

Jaqueta Verde: também para diferenciar de outros torneios desde 1949 que o vencedor recebe a famosa jaqueta verde, símbolo de pertença a um grupo restrito de campeões do Masters.

O Augusta National Golf Club é um dos campos mais belos e desafiadores do mundo, famoso pelas suas paisagens e pelo layout técnico. Cada um dos 18 buracos é nomeado com base numa planta ou árvore da região, com destaque para os icónicos buracos da Amen Corner (buracos 11, 12 e 13), onde ocorrem momentos decisivos do torneio.

Para 2025, o comprimento do percurso tem 7.555 jardas, mantendo o par 72.

Como alterações no campo para este ano destaca-se o buraco 13, "Azalea", que foi alongado para 545 jardas, aumentando a dificuldade estratégica. Além disso, quatro greens foram reconstruídos após os danos causados pelo furacão Helene em 2024, incluindo o icónico buraco 16, "Redbud". Apesar dessas mudanças, jogadores como Rory McIlroy observaram que o campo mantém a sua essência, com diferenças subtis como a redução de sombras devido à perda de algumas árvores.

O campo é um espetáculo natural, com azáleas, magnólias e cerejeiras, e fora dos fairways, a tradicional caruma de pinheiro cobre o solo, ajudando na manutenção e estética.

Os principais candidatos ao título do Masters 2025 incluem:

Scottie Scheffler – O número 1 do mundo chega em grande forma e já tem experiência em Augusta.

Jon Rahm – Campeão do Masters 2023, é sempre um dos favoritos.

Rory McIlroy – Em busca do tão esperado título para completar o Grand Slam.

Tiger Woods por sua vez não pode participar , tendo contraído uma lesão recente no tendão de aquiles.

Jack Nicklaus detém o recorde de mais vitórias no Masters, com seis títulos entre 1963 e 1986. Tiger Woods segue com cinco vitórias, incluindo seu triunfo em 2019. Arnold Palmer conquistou quatro títulos entre 1958 e 1964. Outros múltiplos campeões incluem Jimmy Demaret, Sam Snead, Gary Player, Nick Faldo e Phil Mickelson, cada um com três vitórias.

O Masters 2025 promete ser um dos mais emocionantes da história! Entre as mudanças no campo, a luta pela jaqueta verde e as lendas presentes, teremos uma semana incrível pela frente.

Até o próximo episódio e boas tacadas. 

90 anos de Golfe na Madeira


Excelente documentário sobre o Golfe no arquipélago da Madeira. Poderá assistir na RTP play. 

A prática do Golfe na Madeira já leva quase 100 anos.
Para além da vertente desportiva, a modalidade tem-se revelado importante para o turismo regional.
São 9 décadas de histórias que recordamos, recorrendo à sua evolução na região.

03/04/2025

Curso de Iniciação ao Golfe

Episódios do Curso de Iniciação ao Golfe (Spotify)

Ep.1 - Como iniciar no Golfe

Ep.2 - O que é o jogo de Golfe

Ep.3 - A Pega ou Grip

Ep.4 - Alinhamento e Pontaria 

Ep. 5 - Stance e Postura no Golfe 

Ep. 6 - Posição da Bola 

Ep. 7 - Swing de Golfe

Ep. 8 - Chipping

Ep. 9 - Pitching 

Ep. 10 - Putting

Ep. 11 - Bunker

Ep. 12 - O que é o Handicap

Ep. 13 - Modalidades de Jogo

Todos os episódios também estão disponíveis no YouTube


Episódios também por escrito e com imagens a acompanhar:

Ep.1 - Como iniciar no Golfe

Ep.2 - O que é o jogo de Golfe

Ep.3 - A Pega ou Grip

Ep.4 - Alinhamento e Pontaria 

Ep. 5 - Stance e Postura no Golfe 

Ep. 6 - Posição da Bola 

Ep. 7 - Swing de Golfe

Ep. 8 - Chipping

Ep. 9 - Pitching 

Ep. 10 - Putting

Ep. 11 - Bunker

Ep. 12 - O que é o Handicap

Ep. 13 - Modalidades de Jogo



Clubes representados pelo nosso Treinador

 


1997-2004: Clube de Campo da Aroeira

2005-2007: PGA Portugal (Profissional)

2008-2009: Juvegolfe 

20010-2020: PGA Portugal ( Profissional)

2022: ACP 

2023-2025: Clube de Golfe do SL Benfica