sábado, 6 de novembro de 2010

Grip - Aprenda a pegar no taco

A forma como se pega no taco é determinante para uma boa prática do golfe. É o seu correcto manuseamento que determina a direccionalidade de uma bola e o seu consequente sucesso.

E como se deve agarrar correctamente o taco?

1º  a colocação do taco na mão esquerda (ou direita, se o jogador(a) for esquerdino(a)) deve obedecer a uma determinada doutrina, que defende que a posição dos dedos polegar e indicador deve originar uma linha entre estes com direcção ao ombro direito (para destros), no entanto a prática e o ensino insinuam um método mais simples, mais prático. Esse método implica a natural predisposição da pessoa em agarrar um objecto. Ou seja, a mão esquerda (ou direita, conforme a preferência), aquela que primeiramente agarra a pega, deve colocar-se de forma relaxada, sem forçar uma posição específica; costuma-se, inclusive, adoptar o sistema da mão no bolso, ou seja, a forma como colocamos a mão no bolso e a consequente posição do braço, deve ser adoptada na forma como se pega inicialmente o taco.
O individuo que pega no taco deve sentir o pulso solto, capaz de executar livremente qualquer movimento com o taco.
No entanto, as referências a seguir serão sempre a posição dos dois dedos (o polegar e indicador), que originam um “V”, direccionados ao ombro oposto e os dois nós e meio da mão que segura a pega visíveis.

2º A mão direita (ou esquerda, conforme a preferência), é aquela que atribui direccionalidade à tacada, no momento de impacto ela deve estar posicionada de forma a atribuir direcção à tacada e consequentemente à bola.
Independentemente da forma como colocamos a mão sobre o taco, esteja ela entrelaçada com a outra (esquerda ou direita conforme a preferência) ou sobreposta, ela deve invariavelmente estar posicionada com os dois dedos, polegar e indicador, de forma a sugerir a direcção do ombro do mesmo lado, ao mesmo tempo devemos conseguir observar um nó, um nó e meio, da mesma mão.
A forma mais simples de entender o abraçar desta mão com o taco será imaginar que estamos a cumprimentar de mão estendida alguém, e dessa mesma forma, sempre com a palma da mão direccionada para o alvo, cumprimentamos o taco.

Desta forma estará garantida, pelo menos ao nível da pega, o correcto e bem sucedido, manuseamento do taco.

A pega é algo que deverá ter sempre a atenção de corrigir. Volte a fazer o grip correctamente a cada tacada, de forma a não criar maus vícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário