Hoje vamos falar sobre um dos desafios mais comuns no Golfe: o jogo do bunker. Seja perto ou longe do green, o bunker pode ser um obstáculo difícil de superar. Muitos jogadores amadores só treinam nos bunkers quando a bola cai neles durante uma volta de golfe e ficam apavorados quando isso acontece. Mas com a técnica certa podemos transformar estes momentos de tensão em oportunidade de brilhar.
Quando a bola se encontra na areia perto do green, a precisão é fundamental. O objetivo aqui não é necessariamente acertar a bola, mas sim a areia por baixo dela. Para tal, deve visualizar uma espécie de almofada de areia de 10cm de comprimento e aproximadamente 3cm de profundidade sobre o qual repousa a bola. No bunker não vai tentar tirar a bola mas sim levantar esta pequena almofada. Se realmente pensar assim, não vejo como irá perder esta tacada.
É essencial ter um postura firme para sair do bunker com sucesso. Quando for o movimento completo os pés tendem a escorregar e por isso desequilibram o jogador. Portanto, para cada saída do bunker afunde os pés na areia para ter uma base sólida que permitirá um swing completo. Pode afundar mais os pés consoante a qualidade da areia e da humidade.
Existem alguns campos onde a areia é muito fina que pode afundar até 5 cm. Noutros, a areia será muito dura que mesmo com esforço os pés não afundam mais de 2 cm. Resolvido o problema dos pés, outro problema que se apresenta estando enterrado na areia, é que fica agora mais próximo da bola 2 a 5 cm. A altura do corpo é reduzida e deve ser compensada encurtando a pega no grip do taco em conformidade. Caso contrário, corre o risco de escavar demasiado fundo na areia, ao invés de apenas passar o taco por baixo da bola. A questão que permanece é até que ponto atrás da bola deve entrar na areia. Isto é algo que acabará por determinar por si mesmo, assim que ganhar confiança. Este varia de 2 a 5 cm atrás da bola e depende da qualidade e estado da areia.
A forma como determina a qualidade e estado d areia será quando enterra os pés, porque a areia pode ser fina e seca à superfície, mas se chover um pouco antes é possível que esteja dura e húmida 2 cm abaixo da superfície. Deve ter esta análise em consideração ao jogar do bunker.
Se a areia for muito fina e seca, pode enterrar mais atrás da bola porque o taco passa com facilidade por baixo da bola. Por outro lado, terá de atacar mais a bola para obter o mesmo resultado se a areia for dura.
Quando a bola estiver enterrada ou seja quando a bola cai diretamente no bunker e fica cravada como se fosse um "ovo estrelado", a técnica aqui será diferente, enquanto que para um shot normal o taco passa facilmente por baixo da bola, aqui terá de atravessar uma espessa camada de areia para passar por baixo. Assim não podemos jogar a pancada normal. Aqui o stance será square e a face do taco deverá ser também square (enquadrada) e deve realizar-se um movimento sólido, firme e vertical que atinja a areia muito perto da bola, tentando que o taco entre na borda da cratera à volta da bola. Como o movimento é bastante vertical e o taco vai mais fundo na areia será difícil atravessar a areia, o resultado será portanto muito diferente de um shot normal porque o taco não chega aberto no impacto, a bola irá mais baixa e mais rápida e não irá parar facilmente como num shot normal. Se a areia estiver molhada será necessário uma acção bastante mais poderosa.
O stance deve estar aberto, com os pés bem firmes na areia para garantir estabilidade. O taco deve entrar na areia cerca de 2-5 cm ou 2 dedos atrás da bola e o swing deve ser explosivo mas controlado. Lembre-se, a areia aqui é sua amiga e é ela que vai impulsionar a bola para fora do bunker.
Resumindo os pontos a ter em conta num bunker perto do green:
- Mantenha o peso no pé dianteiro durante todo o swing;
- use um taco com mais loft, como um sand wedge ou lob wedge para ajudar a bola a subir rapidamente;
- visualize a trajetória da bola e o ponto de aterragem no green;
- um stance aberto, um swing mais vertical e a face do taco aberta são condições essenciais para sair da maioria dos bunkers de defesa dos greens;
Mas tudo isto de nada serve se não se dedicar a praticar, para eliminar a tensão e angústia nervosa que são os principais defeitos de todos os jogadores de handicap elevado.
Falamos do jogo de bunker perto do green, agora passamos ao jogo de bunker longe do green.
Jogar do bunker longe do green exige um pouco mais de força e precisão. Aqui, o objectivo é acertar a bola de forma limpa, minimizando o contacto com a areia. O seu stance deve ser enquadrado e o swing mais longo e fluído. Deverá utilizar mais 1 ou 2 tacos do que um shot da mesma distância realizado do Fairway, mas tenha em atenção em o taco ter loft suficiente para não bater no lip do bunker e correr o risco de não sair do bunker. Concentre-se em acertar a bola primeiro e só depois a areia, garantindo um contacto sólido.
Na abordagem de um bunker longe do green deverá ter em conta:
- manter o corpo estável durante o swing para garantir um contacto limpo;
- colocar a bola mais atrás, mais perto do pé direito no stance;
- segurar o taco mais abaixo no grip.