quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Grip ou Pega

Segredo Nº 8: O Grip
A forma como um jogador segura o taco irá em grande medida determinar o êxito da tacada. A forma como seguramos o taco deve permitir liberdade de movimento às mãos, punhos e antebraços, garantindo ao mesmo tempo que a mão esquerda e direita possam trabalhar em conjunto como uma única unidade. Existem 3 formas de colocar as mãos no taco:
  • Basebol – recomendada para crianças e senhoras

  • Interlock (mãos Entrelaçadas) – recomendada para mãos médias

  • Vardon (mãos sobrepostas) – recomendada para mãos grandes

Cada uma dos métodos possui as suas vantagens específicas para determinadas pessoas, no entanto a construção básica da pega é a mesma para todos, excepto a forma como as mãos estão ligadas.
É normal o aluno sentir-se desconfortável com a pega, no entanto isso é normal e aos poucos o aluno irá sentir-se confortável com a pega correcta.
Normalmente, o jogador iniciado irá pegar o taco com demasiada força e tensão nas mãos e antebraços. Esta situação ainda se agrava mais quando se está a aprender a pega.
Como colocar as mãos?
Em primeiro lugar, aconselho  a colocação do taco na mão esquerda (ou direita, se o jogador(a) for esquerdino(a)) que com a posição dos dedos polegar e indicador deve originar uma linha entre estes em direcção ao ombro direito (para dextros).
No entanto, as referências a seguir serão sempre a posição dos dois dedos (o polegar e indicador), que originam um “V”, direccionados ao ombro oposto e os dois nós e meio da mão que segura a pega visíveis.
Depois, a mão direita (ou esquerda, conforme a preferência), é aquela que atribui direccionalidade à tacada, no momento de impacto ela deve estar posicionada de forma a atribuir direcção à tacada e consequentemente à bola.
Independentemente da forma como colocamos a mão sobre o taco, esteja ela entrelaçada com a outra (esquerda ou direita conforme a preferência) ou sobreposta, ela deve invariavelmente estar posicionada com os dois dedos, polegar e indicador, de forma a sugerir a direcção do ombro do mesmo lado, ao mesmo tempo devemos conseguir observar um nó, um nó e meio, da mesma mão.
A forma mais simples de entender o abraçar desta mão com o taco será imaginar que estamos a cumprimentar de mão estendida alguém, e dessa mesma forma, sempre com a palma da mão direccionada para o alvo, cumprimentamos o taco.
Desta forma estará garantida, pelo menos ao nível da pega, o correcto e bem sucedido, manuseamento do taco.
A pega é algo que deverá ter sempre a atenção de corrigir. Volte a fazer o grip correctamente a cada tacada, de forma a não criar maus vícios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário